Fogo em turbina assusta em Salvador

Os passageiros de um voo da Latam que saiu de Salvador para São Paulo levaram um susto no domingo. A aeronave teve que voltar para o aeroporto de Salvador depois que uma ave bateu na turbina. O impacto gerou um fogo alto, registrado por algumas pessoas e deixou outras com muito medo.

Porém, este incidente é comum e todos os pilotos estão preparados para lidar com ele. Basta seguir os procedimentos definidos pelas autoridades e pelos engenheiros aeronáuticos. A primeira providência é analisar as condições do avião, se ele está em condições normais de voo e de seguir as direções.

Um A321 como o da ocorrência, na foto, pode voar tranquilamente só com um motor. Em seguida o piloto avalia as condições do tempo e do terreno. O tempo todo ele vai estar em comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo, os comissários de bordo e a equipe da empresa que está no aeroporto.

O comandante poderia ter seguido para São Paulo, mas preferiu voltar ao aeroporto de Salvador. Este tipo de problema ocorre mais na decolagem ou aterrisagem, quando aves que voam próximo da pista podem ser tragadas pelas turbinas. Se elas atingem uma mangueira de óleo ou fluido hidráulico, ele pega fogo.

No caso de Salvador, a colisão com a ave ocorreu cerca de 20 minutos depois da decolagem, explodindo a turbina direita. O barulho e o fogo assustaram os passageiros, mas a tripulação manteve a calma e passou a orientar as pessoas, até que elas ficassem mais calmas. O retorno a Salvador foi tranquilo.

20:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro