GAP planta árvores na praia da avenida

A praia da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, sempre foi famosa. Contudo, após a construção no Porto do Malhado, um impacto ambiental previsto pelo engenheiro e menosprezado pelas autoridades se concretizou, alargando sua faixa de areia, num processo de ascensão que perdura por anos.

A mar foi se distanciando e ampliando a restinga, onde são encontradas 53 espécies de aves, tanto nativas da Mata Atlântica, quanto exóticas que estão de passagem. Cada dia o caminho da praia fica mais distante e, sem intervenções urbanísticas adequadas, a praia da Avenida Soares Lopes permanece sem planejamento.

O Grupo de Amigos da Praia, que tem sua sede naquala região, lembra que diversos moradores sempre cuidaram com carinho da praia e acabaram fundando a organização. Em setembro, um percurso já utilizado pelos pescadores foi rebatizado como Caminho do Mar.

"O local recebeu pranchas de surf com frases ecológicas e a cada dia os moradores vem se apropriando deste importante espaço de lazer, cultura, esporte e contemplação da natureza e do ecossistema costeiro", diz o GAP em nota. Neste sábado ele vai dar mais um passo na valorização da avenida.

O GAP se juntará ao curso de línguas Yazigi e à Embasa para promover o plantio de mudas nativas no Caminho do Mar, visando dar conforto aos usuários e aos pássaros, recompondo a paisagem costeira e sua fauna. Serão 160 mudas doadas pela Embasa e plantadas pelos alunos e a direção do Yazigi.

A moageira Cargill, através de sua diretoria de Meio ambiente, doará 100 kg de adubo orgânico. Os compostadores do Projeto Composta Ilhéus do GAP acrescentarão húmus de minhoca e biofertilizante dos minhocários instalados em suas casas e empresas. A atividade é livre, voluntária e haverá certificados de participação.

19:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro