Giro de Esportes da MorenaFM.com

O Bahia precisava se afastar da Z4, mas acabou atolado na antesala do rebaixamento. Ele levou 3x0 do Cuiabá jogando em casa e pode ser passado por Cruzeiro e Vasco, que têm a mesma pontuação e um jogo a menos que ele. Foram quatro derrotas em cinco jogos e o saldo de gols ficou ainda mais negativo, em -8.

Já o Santos mostrou porque é o time de Pelé. Foi pra cima, venceu o desesperado Goias por 1x0 e agora tem 41 pontos, quatro a mais que o primeiro da zona. Ainda por cima o Peixe passou o Corinthians, que só empatou com o Atlético mineiro em 1x1, que vai continuar na sexta colocação por mais uma rodada pelo menos.

Supresa mesmo é a queda do líder Botafogo, que fez um jogo intenso, mas acabou perdendo de 4x3 para o Grêmio, novo vice-líder da Série A, à frente do Palmeiras pelo saldo de gols. Foi a quarta derrota seguida do time carioca e agora os três têm 59 pontos, o Bragantino 58 e o Flamengo 56. O título ficou embolado.

Os últimos jogos também mudaram a tabela de artilheiros. Paulinho, do Atlético, chegou a 17 gols e passou Tiquinho Soares, que está com 16. Depois vem Luiz Suarez com 14 pelo Grêmio, o santista Marcos Leonardo com 13 e a fera do Atlético, Hulk, com 12 gols. Em assistências, ninguém é melhor que Luiz Suarez, com 10.

A rodada que começa neste sábado tem, logo de cara, uma disputa direta pela liderança, com o Bragantino recebendo o Botafogo. O vice Grêmio pega o roda presa Corinthians. O Palmeiras precisa se cuidar porque enfrenta um Internacional embalado. E o Flamengo disputa o clássico do Rio de Janeiro contra o Fluminense.

O Bahia, que corre risco de volta à zona de rebaixamento nesta rodada, tem pela frente uma parada dura, o Athletico, no domingo. Além de vencer, no sábado tem que secar o Cruzeiro contra o vice-lanterna Coritiba e depois o Vasco da Gama contra o lanterna América. O cenário, considerando os times, está mais para Titanic.

Amanhã ainda tem o Santos tentando subir na tabela recebendo o São Paulo na Vila Belmiro. No dia seguinte, o Goiás entra em campo contra o Atlético louco para vencer e sair da Z4, mas ainda precisa secar três times. E o Cuiabá tenta manter o ritmo contra o Fortaleza. Para o time cearense vale a volta para dentro do Top 10.

Para quem prefere o futebol europeu, na Inglaterra o sábado tem o Arsenal tentando retomar a vice contra o Burnley, o Tottenham buscando voltar à liderança enfrentando o Wolves e o Manchester United querendo respirar contra o modesto Luton Town. Ah, sim, ainda tem o Newcastle contra o Bournemouth.

No domingo é a vez do líder Manchester City visitar o Chelsea, que vem de uma goleada que tirou a liderança do Tottenham e está animado para tirar outro da liderança. Mas é o City... Será secado pelo Liverpool, que pode empatar com ele vencendo o Brentford. O quinto, Aston Villa, pode entrar no G4 contra o Fulham.

Na Espanha, amanhã os destaques são partidas entre o vice-líder Real Madrid e Valencia, e o líder Girona pefando Rayo Vallecano. Vale o topo da tabela. Logo atrás dessa briga está o Barcelona, que joga com o Alavés, enquanto Atlético de Madrid encara o Villareal para se recuperar da derrota que custou o terceiro lugar.

Na Itália, a coisa já pega fogo no sábado, com a Juventus tendo a chance de assumir a liderança provisória contra o Cagliari. O Milan também precisa vencer o Lecce para não perder o terceiro lugar. A líder Inter de Milão joga no domingo, com o Frosinone. E tem ainda a Roma podendo subir para quinto se vencer a Lazio.

Na Bundesliga da Alemanha, o Beyern de Munique pode assumir a liderança provisória se vencer o Heidenheim no sábado, enquanto o ex-vice Stuttgart tenta se recuperar contra o Borussia Dortmund. Na verdade, os dois precisam voltar a vencer. O líder Bayer Leverkusen joga domingo, encarando o Union Berlin.

Na terrinha, o Porto enfrenta o Vitória de Guimarães pensando apenas em vencer para não perder contato com o segundo depois da derrota na última rodada. O vice Benfica joga domingo contra o líder Sporting. A diferença entre os dois é de três pontos e o Benfica tem três também para o Porto. O Braga está no cangote.

A CBF vai mudar as datas das janelas de transferências do Brasil em 2024 para atender a um pedido antigo dos clubes. O período será semelhante ao europeu, com a primeira janela de transferências de 11 de janeiro a 7 de março (a europeia vai de 15/1 a 4/4), e a segunda de 10 de julho a 2 de setembro (2/7 a 1/8).

Quem pode mudar de time na primeira janela de 2024 é o meia brasileiro Douglas Luiz. O Arsenal quer ele de qualquer jeito e, mesmo tendo já três ofertas recusadas pelo ASto Villa, vai voltar à carga em janeiro. Douglas, de 24 anos, assinou um novo contrato e seu valor subiu para algo como £50 milhões.

Cansado da novela de Mbappe, que continua enrolando para aumentar seu salário no PSG, o Real Madrid já pensa mais em contratar Haaland, do Manchester City. Apesar do entrosamento do jogador com o time, a renovação de contrato acrescentou uma multa de transferência de €200 milhões. Que o Real pode pagar...

Apesar de acertada, a venda de Victor Roque para o Barcelona não tem nada de certo. Isso por causa da condição financeira do time catalão. Ele já está com a folha 130 milhões de Euros acima do limite permitido por La Liga e Roque somaria mais 10 a 15 milhões. Para confirmar a compra, teria que vender vários jogadores.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que voce ouve de segunda a sexta, às 18h40, na Morena FM, de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em 98,7hz, em www.morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm

10:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro