Giro de Esportes da MorenaFM.com

A seleção entra em campo hoje à noite para encarar uma Argentina que lidera as eliminatórias para a Copa e é favorita mesmo o jogo sendo no Maracanã. O Brasil é só o quinto, depois de um empate e duas derrotas. Apesar de ter problemas no meio do campo por causa da formação escolhida, Diniz vai repetir a dose, mesmo sem Vini Jr.

Ele deve levar a campo Ederson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; André e Bruno Guimarães no meio; Raphinha, Gabriel Jesus, Rodrygo e Gabriel Martinelli no ataque. Apesar de ocupar o lugar de Vini, Jesus vai jogar centralizado, ao lado de Rodrygo, Martinelli e Raphinha ficarão abertos pelos lados.

A opção de Diniz não resolve a falta de gente no meio do campo, que foi fatal na última derrota para a Colombia. A seleção perdeu a maior parte das disputas no meio, onde os colombianos tinha sempre três contra dois, e os laterais levavam bolas nas costas com frequência, por falta de um terceiro jogador para cobrir quando subiam.

Outros jogos desta noite interessam à seleção que, se perder, pode sair da zona de classificação. Isso porque pode ser passada por três times que estão dois pontos abaixo. Um é o Equador, que pega o Chile, também nessa situação. A vitória de um deles tira o quinto lugar do Brasil. E tem o Paraguai, que enfrenta a Colombia.

A Série B chega na última rodada com o campeão definido, o Vitória, e uma briga feita de seis times pelas duas vagas para subir à Série A. Sim, porque o Criciúma também já está garantido. Juventude e Vila Nova só dependem deles mesmos. Atlético-GO, Novorizontino e Mirassol tem chance e o tradicional Sport só vai por milagre.

Um dos principais times do Nordeste, o Sport ficou na vice liderança pela major parte da competição mas, em algum momento, perdeu o rumo. Hoje ele é apenas o oitavo e só vai subir se quatro dos cinco times acima dele perderem suas partidas. Claro que, além disso,o Sport tem que derrotar o Sampaio Corrêa no próximo sábado.

Nas eliminatórias para a Euro 24, a Itália empatou com a Ucrania e garantiu a segunda vaga do Grupo C, enquanto a Ucrania vai disputar a repescagem. Nada mal para quem está em guerra. Os dois times terminaram com os mesmos 14 pontos , mas os italianos levaram a melhor no desempate, por vencer o primeiro confronto direto por 2x1.

As eliminatórias da Eurocopa 2024 ainda tinha três vagas em aberto até ontem. Uma foi conquistada pela Eslovênia no Grupo H, ao vencer o Kazaquistão por 2x1. No Grupo E a classificada foi a Tchéquia, que bateu a Moldávia por 3x0, na briga direta das duas seleções pela segunda vaga. Hoje à noite sai mais um classificado.

Dois jogos decidem a segunda vaga do Grupo D. A Croácia pega a vice-lanterna Armênia e Gales enfrenta a líder Turquia. Os croatas têm 13 pontos e os galeses, 11. Se der empate a vaga é da Croácia. Ontem também teve jogos para cumprir tabela, incluindo o empate de 1x1 da líder Inglaterra com a vice-lanterna Macedônia.

A data Fifa foi cruel com três das maiores revelações jovens dos últimos anos. O meia GFavi, do Barcelona, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e teve lesão no menisco. O atacante Haaland, do Manchester City, lesionou o tornozelo. E Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, sofreu uma lesão na coxa esquerda.

O aumento de lesões levou a Europa a discutir a quantidade de jogos que os atletas disputam em cada temporada, que inclui competições europeias e as seleções. Em média, hoje um atleta joga 40% mais tempo que os de 20 anos atrás. Vini, por exemplo, aos 22 anos já jogou o dobro de tempo que Ronaldinho quando tinha essa idade.

Por falar em revelações, a da vez é Estêvão, do Palmeiras, que atraiu a atenção dos times europeus jogando pela seleção sub-17 no Mundial. Foram dele dois gols da vitória por 3x1 sobre o Equador. Aos 16 anos, ele é comparado a Neymar e tem contrato profissional assinado até abril de 2026, com multa de 45 milhões de euros.

O ex-lateral-esquerdo do Manchester City, Benjamin Mendy, entrou com uma ação contra o clube. Ele quer 10 milhões de libras pelo tempo em que ficou suspenso. O City suspendeu ele em agosto de 2021, devido a quatro acusações de estupro. Mandy não jogou mais e deixou o time em junho deste ano. A briga é pelos salários não pagos.

O City não pagou porque ele estava indisponível para trabalhar até o fim dos dois julgamentos. Mendy chegou a ficar preso por mais de quatro meses, saindo sob fiança em janeiro de 2022. Durante o período sob fiança, ele foi proibido de entrar em Manchester, sede do City, e teve o passaporte retido, ficando impedido de jogar fora.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que voce ouve de segunda a sexta, às 18h40, na Morena FM, de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em 98,7hz, em www.morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm

11:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro