Governador faz rara visita ao Piaui

Imagine viajar para a China, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Estônia, Portugal, Catar, Suécia, Inglaterra, Itália e até o Vaticano em apenas sete meses. Esta é a lista de países pelo qual passou o governador do Piaui, estado com 50,4% de sua população vivendo na pobreza, com renda mensal de até R$ 665.

Em um intervalo de sete meses, Rafael Fonteles (PT) passou por 12 países de três continentes, em missões oficiais que consumiram impostos, sob a alegação de que busca atrair investimentos para desenvolver o Piau, mas nada trouxeram. Numa rara visita ao Poaui, o governador não explicou os passeios.

O petista já é reconhecido como “governador turista” em memes das redes sociais que compilam registros do próprio petista pelo mundo, sempre ao lado da primeira-dama Isabel Fonteles e até da sogra. Ele ainda resolveu criar escritórios estaduais em países europeus, como na Estônia, inaugurado em abril.

O vice-presidente do Partido Liberal (PL) no Piauí, Daniel Pereira, contesta a alegação de Rafael Fonteles de que as missões oficiais buscam investimentos para melhorar a vida dos piauienses, questionando qual investimento o petista foi buscar no Vaticano, e ainda levando sua esposa e a sogra à China.

“Qual a empresa que quer investir no Piauí e fala assim: ‘Governador, traz aí sua sogra e sua esposa, vamos conversar sobre investimento no Piauí’? Seu mandato acaba em 2026 e você está prometendo hidrogênio verde para 2027, para ficar viajando com sua família”, criticou o líder estadual do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A referência foi a um suposto compromisso da Green Energy Park de investir R$ 50 bilhões em um parque de hidrogênio verde no Piauí. Em sua rara visita ao estado, o governador Fonteles reagiu às críticas, convocando coletiva de imprensa para apresentar “resultados” de sua missão de dez dias aos países asiáticos.

Um estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), divulgado em maio, incluiu o Piauí entre os nove estados que contrariam a tendência de redução da pobreza, da qual saíram mais de 10 milhões de brasileiros em 2022, no último ano do presidente Jair Bolsonaro. As viagens foram aprovadas pela Assembleia. Com Diário do Poder

22:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro