Itabuna cadastra doadores de medula

A Fundação Hemoba, em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, ONG Enaultinho Rocha e Faculdade Unex, promove nesta sexta e no final de semana uma ação para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea. A mobilização será na Unex, na Praça José Bastos, centro, das 8h às 17h.

O presidente da ONG, Enault Rocha, esteve no programa Conexão Morena, da Morena FM. Ele contou que criou a entidade em 2014, quando perdeu o filho de 33 anos, também Eunalt, para a leucemia. "Ele foi diagnosticado com a doença em 2012 e precisava de um transplante de medula óssea, mas não encontrou".

Como a filha não era compatível, ele teve que procurar um doador no Redome, que é o registro nacional, e depois no mundial. "A chance de encontrar um compatível é de 1 em 100 mil. Por isso é preciso incentivar e motivar as pessoas a doar". Perguntado pelo host Oziel Aragão sobre onde existe cadastro no sul da Bahia, surpreendeu.

Não temos, respondeu. Voce encontra em Itapetinga, em Jequié e cidades menores. Enault diz que já procurou o estado e nada aconteceu. Para ele, o ideal seria o registro de doadores com uma unidade de transferência do material. Oziel sugeriu ao prefeito Augusto Castro que aproveite a reforma do Hospital de Base para abrigar o serviço.

Para a médica Regiana Quinto, diretora técnica do Banco de Sangue, é muito importante que as pessoas compareçam para cadastramento. Pode ser doador é preciso ter idade entre 18 e 35 anos, nenhuma doença infecciosa ou incapacitante, nem ser portador de câncer, doenças do sangue ou imunológicas.

19:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro