Morte de paciente compromete Ilhéus

Banhistas encontraram o corpo de um homem boiando no mar, nesta quarta-feira, na praia de Olivença, em Ilhéus. Ele foi identificado como Enoiel Souza Miranda Júnior, de 44 anos. Como não havia sinais de violência, a suspeita é de que tenha se afogado. Chamou a atenção o fato do cadáver ser encontrado sem roupa.

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado e recolheu o corpo para necrópsia. Segundo informações, Enoiel estava em tratamento em uma clínica de recuperação para usuários de drogas e pessoas com transtornos psíquicos, perto do local onde foi encontrado. Ele teria fugido do estabelecimento.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte, mas o caso reacendeu o debate sobre os serviços de saúde mental em Ilhéus. A Rede de Atenção Psicossocial praticamente não funciona. O centro para usuários de álcool e outras drogas atua como um mero distribuidor de remédios. Isso quando não falta medicação.

Assim como em outras cidades da Bahia, a precariedade da rede de apoio que deveria substituir os manicômios induz as famílias a buscar a ajuda dos centros de reabilitação, que, muitas vezes, reproduzem a lógica manicomial, com a internação compulsória dos pacientes.

17:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro