Pagamento evita greve em 3 hospitais

Os funcionários da Santa Casa de Itabuna receberam o salário de outubro nesta terça-feira. O pagamento impediu o início da greve anunciada ontem, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Raimundo Santana, em entrevista ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM.

Se tivesse sido desencadeada, a paralisação prejudicaria os pacientes dos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas. De acordo com o presidente do Sintesi, foi o próprio prefeito Augusto Castro quem comunicou o repasse dos recursos do município para a Santa Casa.

A instituição já havia anunciado que a liberação dos salários dependia do pagamento da Prefeitura de Itabuna pelos serviços prestados via SUS. O atraso salarial, segundo Santana, se tornou um problema recorrente para os 700 trabalhadores que atuam nos hospitais mantidos pela Santa Casa de Itabuna.

A instituição, por sua vez, culpa a demora do município para honrar os compromissos estabelecidos por meio de convênios. Os atrasos seguidos afetam, principalmente, enfermeiros e técnicos. Mas a insatisfação também já é observada entre o corpo médico, afirma o presidente do Sinsepi.

Ele esclarece que, nesse caso, a representação não cabe ao sindicato. No entanto, Raimundo alerta que o assunto merece atenção, pois está em jogo a continuidade de serviços fundamentais para Itabuna e todo o sul da Bahia, como as cirurgias pediátricas, que têm o Hospital Manoel Novaes como referência.

18:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro