Sesab alerta para ataque de escorpião

A Secretaria da Saúde da Bahia está alertando a população para o aumento no número de casos de adultos e crianças picados por escorpiões. Segundo a Sesab, desde o início do ano já foram registradas 23 mortes. Os dois municípios com mais casos são Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Só em Vitória da Conquista já são mais de 780 casos registrados, sendo 528 na zona rural, mais de 60% das ocorrências. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Unime Anhanguera, Kelly Sampaio, a gravidade das picadas de escorpião pode variar caso a caso.

Os sintomas podem incluir dor intensa, inchaço, náusea, vômito, sudorese e, em casos mais graves, problemas cardiorrespiratórios. Ela ressalta que é essencial buscar atendimento médico o mais rápido possível. “As maiores vítimas de morte por picadas de escorpião são crianças com idade inferior a 10 anos".

"Por ter um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, eles se tornam mais suscetíveis aos efeitos do veneno. Além disso, é comum que as crianças brinquem em locais onde os animais podem se esconder, como embaixo de móveis, caixas e outros objetos”, explica.

Para Kelly, com a alta dos casos na Bahia é preciso adotar algumas medidas preventivas. Uma delas é manter a casa e o quintal limpos e organizados. Escorpiões se escondem em entulho, pilhas de madeira, roupas sujas e bagunça. Não deixe frestas em janelas e portas e instale telas.

Aplique repelente de escorpiões em áreas onde eles podem se esconder, como rodapés e ralos, além de vedá-los. Use sapatos e roupas adequadas ao caminhar em áreas onde escorpiões possam estar presentes. Antes de usar qualquer sapato, certifique-se de que ele já não tenha um escorpião dentro.

Afaste do contato com o chão as cobertas e lençóis, para evitar que ele suba na cama. Caso seja picado, busque um hospital ou posto de saúde imediatamente. Os médicos podem administrar tratamento específico, como soro antiescorpiônico, se necessário. Antes, lave a área da picada com água e sabão.

Se voce está socorrendo alguém, mantenha a tranquilidade, acalme a pessoa e imobilize a área afetada, se possível. Não tente cortar a área da picada ou sugar o veneno, pois isso pode piorar a situação. Aplique compressas frias na área para aliviar a dor e reduzir o inchaço e eleve o braço ou perna picados.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, os escorpiões que preocupam são de espécies do gênero Tityus, como o escorpião-amarelo (T. serrulatus), o mais venenoso; o escorpião-marrom (T. bahiensis), comum na Bahia; o escorpião-amarelo-do-nordeste e o escorpião-preto-da-amazônia (T. obscurus), aí na foto.

20:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro