Só 12% tomaram bivalente em Itabuna

Itabuna está com baixa cobertura da vacina bivalente contra Covid-19. Apenas 12% dos moradores receberam a dose, segundo balanço divulgado na quinta-feira pela Secretaria de Saúde. A baixa procura pelo imunizante preocupa a coordenadora da Rede de Frio do Município, Camila Brito.

Ela esclarece que a bivalente é um reforço para quem já fez o esquema básico. O imunizante está disponível para pessoas com 12 anos ou mais. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento 22.311 moradores de Itabuna tomaram a bivalente, num universo de 183.092 pessoas habilitadas. Itabuna tem 32 casos ativos da doença.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia, as ocorrências de Covid-19 no estado aumentaram 130% do final de outubro até o dia 4 de novembro. "Neste cenário, é ainda mais recomendável que a população complete o esquema vacinal, com as quatro doses mais o reforço da bivalente", diz a Sesab.

Camila Brito ressalta que a vacina bivalente é oferecida em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. "Ela não impede a infecção pelo vírus, mas diminui o risco da evolução da doença", afirma. No entanto, a vacina está sendo questionada por médicos de vários países.

Os alertas mais veementes, com pedido de suspensão imediata da vacinação, vem de cardiologistas e oncologistas, que têm detectado um aumento incomum e preocupante de casos de problemas cardíacos em jovens vacinados, com o registro de várias mortes, inclusive no Brasil. Já os oncologistas viram um aumento dos cânceres.

21:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro