Socicam reforma, mas afronta Ilhéus

O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, finalmente tem uma área de embarque adequada, depois de anos de uma reforma arrastada, nos quais os passageiros sofreram com o calor e a falta de espaço. O Canal de Inspeção mudou para uma nova área e antecipa a entrada para a nova sala de embarque de 500 m².

Para que as obras avancem para a última fase sem impactos aos voos, algumas adaptações no layout foram estrategicamente implantadas, afirma nota da empresa. Uma delas é a realocação dos balcões das companhias aéreas, que assegura a fluidez do atendimento durante o check-in e o despacho de bagagens.

"Os ajustes realizados são temporários e darão espaço a uma nova era para o modal aéreo no sul da Bahia. Este é um sonho planejado em conjunto e está cada vez mais próximo da realidade”, destaca Marcos Mariano, gerente do Aeroporto Jorge Amado, que a Socicam insistem em chamar apenas "de Ilhéus".

O nome de um aeroporto no Brasil é definido em lei federal e só pode ser trocado por uma nova lei. A Socicam decidiu ignorar a lei e tirar do aeroporto a referência ao maior escritor de Ilhéus, que deu fama mundial à cidade, trocando por um nome estéreo, neutro, sem personalidade, apesar de este ser um município turístico.

A denúncia desta afronta já tinha sido feita pela rádio Morena FM e pelo jornal A Região, mas continua sendo ignorada pelo prefeito Mário Alexandre e a deputada eleita pelo município, Soane Galvão. Ao mudar o nome ilegalmente a Socicam, que não tem qualquer afinidade com Ilhéus, prejudica inclusive a atração de turistas.

Independente disso, o projeto de reforma é uma obrigação contratual, definida no edital de concessão do aeroporto. O investimento deve ser de R$ 50 milhões.; A Socicam diz que essa remodelação tem base em "elementos que valorizam aspectos naturais e culturais da região", mas retirou o principal deles, o nome Jorge Amado.

A reforma ainda vai incluir um novo saguão, segundo piso, nova praça de alimentação com vista para o pátio de aeronaves, sala de desembarque, estacionamento e áreas administrativas. A área ocupada passará de 3.400 m² para 4.500 m², elevando a capacidade de atendimento de passageiros para cerca de 1,2 milhão por ano.

17:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro