Adasb estima perda de 10 mil reses
A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia já contabiliza prejuízos por causa da estiagem que assola a região desde outubro. A entidade estima que até o final do El Niño haverá uma perda estimada em 10 mil cabeças de gado. Na produção leiteira regional, houve uma queda de 50%.
Como informado anteriormente pelo Jornal das Sete (18h40), da Morena FM o sul da Bahia registrou apenas 100 milímetros de chuva em novembro, metade da média histórica do mês. Dirigentes da Adasb observam que a diminuição das chuvas gera escassez de água e alimento para o gado, causando enormes prejuízos.
Isso deve impactar nas cadeias produtivas ligadas à pecuária. A previsão é de que a seca provocará a elevação de preços da carne, do leite e derivados. O presidente da Adasb, Aldrin Veiga Trevisan, ressalta que a estiagem é resultado de um fenômeno da natureza, mas a situação tem se agravado devido à ação humana.
“Muitos de nossos associados têm registrado em suas propriedades incêndios criminosos, principalmente, em áreas que ficam às margens das rodovias, o que é um perigo para todos”, alerta. Aldrin Veiga pede um olhar mais atencioso dos governantes das esferas Municipal, Estadual e Federal.
Ele diz que os produtores rurais devem ser assistidos em suas maiores necessidades do momento. “Precisamos de um suporte preventivo com ações de controle de aceiro e também ações emergenciais para combate aos incêndios”, pontua. Ele defende publicação de decreto reconhecendo situação de emergência.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
