Alba aprova IVA zero para os elétricos

Os deputados aprovaram nesta terça, por unanimidade, dois projetos do Governo Estadual. O primeiro foi o de incentivo à compra de automóveis elétricos no estado, com isenção ou alíquota diferenciada de 2,5% no IPVA, a depender do custo do veículo. O desconto de 100% é para a aquisição de carros de até R$300 mil.

O incentivo fiscal será determinante para a instalação de uma fábrica na Bahia da maior montadora de veículos elétricos, a chinesa BYD, e o aumento do uso de veículos deste tipo. A iniciativa também visa a preservação do meio ambiente, uma vez que os elétricos não emitem poluentes.

Antes da votação, a Assembleia acabou tendo um acalorado debate sobre a seca, que afeta gravemente o semiárido baiano. O líder do governo, Rosemberg Pinto, afirmou que essas mudanças climáticas são fruto do desmatamento descontrolado nas grandes propriedades do agronegócio;

“Reconheço as dificuldades, mas quem precisa de Políticas Públicas são os pequenos produtores, a agricultura familiar, responsável por mais de 70% da produção de alimentos", diz, sem citar a fonte deste dado, acrescentando que na Bahia são mais de 700 mil famílias.

A oposição diz que a responsabilidade é do governador Jeronimo Rodrigues e dos governos anteriores do PT na Bahia, que se omitem. A Bahia é o estado que mais desmata e promove queimadas no semiárido. O desmatamento deste ano é recorde e os anteriores foram sempre nos governos petistas.

19:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro