Bahia tem nova epidemia de dengue

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia mostra uma situação preocupante em relação à dengue. Treze municípios estão em situação de epidemia grave da doença: Uruçuca, Botuporã, Porto Seguro, Camaçari, Rodelas, Conceição do Almeida e Santo Antônio de Jesus.

Mais Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Gandu, Guanambi, Vitória da Conquista e Piripá. A Sesab diz que neste ano, até 16 de dezembro, o estado registrou 47.629 casos prováveis de dengue. O número é 33% maior do que o observado no mesmo período em 2022, quando foram contabilizados 35.769 casos.

Moradores de Uruçuca culpam a Prefeitura, que teria escondido a situação e deixado de fazer qualquer ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, como do zika virus e da chikungunya. Ao contrário de cidades como Itabuna e Ilhéus, em Uruçuca não há visitas de agentes nem fumacê.

A Bahia é um dos estados que preocupam em relação à doença, num momento em que a Organização Mundial de Saúde revela que o Brasil lidera em casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023. Isso representa mais da metade dos 5 milhões de casos registrados globalmente.

Dos casos registrados no Brasil, 1.474 são de dengue grave, também conhecida como hemorrágica. O país é o segundo na região com o maior número de casos graves, atrás apenas da Colômbia, com 1.504 casos. A OMS diz que o mosquito vem se multiplicando em áreas onde antes eram raros.

13:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro