Calor deve ser menor, mas com chuva
O calor desta primavera, por incrível que pareça, deve diminuir com a chegada do verão. Pelo menos é o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porém, a ameaça de chuvas fortes vem junto, causadas pela onda de calor, com previsão de 80 a 150 milímetros ainda nesta semana.
O diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaique Brito, informa que a mudança no tempo acontece a partir desta terça. A volta das chuvas fortes, lembra ele, exige que as pessoas que moram em áreas de risco fiquem atentas para deslizamentos e alagamentos. Porém o Rio Cachoeira está baixo e não traz perigo.
A expectativa é de que chova principalmente entre quarta e sexta-feira. “Temos previsão de chuva acumulada em até 150mm nos próximos dias, mas não é um volume que pode causar grandes enxurradas, cheias e inundações. Até porque estamos passando por um longo período de estiagem".
Em Ilhéus, o volume deve ser menor, em torno de 71mm até quinta-feira, mas a Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos de terra e alagamentos em bairros mais baixos. A DC também se preocupa com a possibilidade de desmoronamento de encostas, fissuras e rachaduras em imóveis.
Se a previsão estiver certa, o calor dos últimos dias vai gerar uma tempestade de 40mm nesta quarta. O coordenador da Defesa Civil de Ilhéus, Joandre Neres, afirma que o volume ficará muito distante do que choveu nos anos anteriores, principalmente em 2021 e 2022, quando houve inundações e alagamentos.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
