Catadores reclamam com o governador

Os catadores de material reciclado fizeram uma manifestação pacífica, nesta segunda-feira, em Ilhéus, durante uma solenidade com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Eles querem que o Governo da Bahia intervenha no processo de criação da Cooperativa Recicla Ilhéus para que possam voltar a trabalhar.

O Jornal das Sete (18h40), da Morena FM, conversou com os manifestantes. Segundo Soraia Lacerda, 51 anos, 120 famílias estão vivendo com ajuda de custo de R$ 600 por mês desde setembro de 2022, quando o lixão do Itariri foi fechado. "A gente veio em busca da nossa cooperativa. A gente quer trabalhar", disse.

Soraia e os demais manifestantes foram impedidos de entrar na área da Policlínica Regional de Ilhéus, inaugurada nesta segunda. Ouvida pelo J7, a equipe de segurança explicou que os catadores estavam autorizados a entrar, mas sem os cartazes de protesto. "Queremos nossa cooperativa, governador", diziam os cartazes.

Um das cartolinas pedia ao prefeito Mário Alexandres cestas de Natal. Ao chegar no local do evento, o governador saltou do carro oficial e foi ao encontro dos catadores, com quem conversou por alguns minutos. Depois, Soraia Lacerda e mais três colegas foram autorizados a entrar na Policlínica.

Elas entregaram ao governador o termo do acordo que previa a criação da cooperativa após o fechamento do lixão. Ouvida novamente pela reportagem, Soraia disse que o Governo do Estado prometeu ajudar o município na formação da cooperativa.

18:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro