Chuva forte atinge todo o sul da Bahia

A primeira grande chuva de Itabuna em vários meses durou a noite inteira, com trovoadas e raios, até a manhã desta quarta. Como virou rotina, mais uma vez a rede da Coelba teve queda, por volta das 5h20. Ontem, o coordenador da Defesa Civil já tinha alertado para a mudança no clima no programa Conexão Morena, da Morena FM.

Kaique Brito (foto) contou ao host Oziel Aragão que essa virada ia acontecer já a partir da noite de terça, como ocorreu, interrompendo a estiagem e o calor extremo que já duravam muito tempo. "A volta das chuvas fortes exige que as pessoas que moram em áreas de risco fiquem atentas para deslizamentos e alagamentos", alertou.

Por volta de 1h ele atualizou a situação. "A chuva preenche os canais, mas não existe ainda um risco de transbordamento do Rio Cachoeira, que continua com nível baixo. Mas mantenho o alerta para alagamentos e atenção com as encostas. Cerca de 90 mm de chuva caíram até agora. Estamos em nível de alerta amarelo", resumiu.

O Conexão Morena recebeu relatos de ouvintes sobre alagamento na rua Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Jaçanã. Um morador da rua Nossa Senhora das Graças, no Mangabinha, denunciou um monte de entulho que fez a água invadir sua garagem e pode entupir um bueiro próximo. A tempestade atingiu toda a região.

Em Ilhéus choveu 204 mm, segundo a Defesa Civil, e o município está em alerta laranja. Uma árvore e um bambuzal caíram na Rodovia Jorge Amado, na entrada da cidade. No distrito de Inema moradores postaram vídeos de uma inédita chuva de granizo. No bairro Teotônio Vilela, a fachada do posto de saúde desabou.

Itapitanga teve ventos fortes, festival de raios e chuva de granizo, perdendo o muro do cemitério, que desabou. Em Ipiaú, o vento destruiu telhados, deixando algumas escolas descobertas, derrubou árvores e também teve granizo, surpreendendo a população. Em Eunápolis, varias ruas foram transformadas em rios na madrugada.

Em Porto Seguro, as principais vítimas do vento forte foram as cabanas de praia e os espaços de eventos. O vento também derrubou o portal de Canavieiras e houve alagamentos em vários pontos da cidade. Jequié foi outro local com muitos alagamentos de ruas e avenidas, inclusive na Presidente Dutra, que liga pontos importantes.

A previsão dos institutos de meteorologia é de mais chuva nos próximos dias no sul e extremo-sul do estado. A expectativa é de que chova até 150 milímetros até sexta-feira, com raios, trovoadas e ventos fortes. A Defesa Civil estadual alerta para o risco de deslizamentos de terra, alagamentos e rachaduras em imóveis.

11:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro