Comércio de Itabuna supera previsões

Pense numa ilha ou num oásis. Isso foi o comércio do sul da Bahia, onde as vendas de Natal cresceram acima das expectativas, enquanto a Bahia como um todo sofreu uma redução de 1,4% no período, segundo o levantamento do índice de vendas do varejo da operadora de cartões Cielo.

Em Itabuna, as vendas foram 8,5% maiores do que em 2022, segundo apurou o Jornal das Sete, da Morena FM, junto à CDL local. O presidente Carlos Leahy conta que a previsão era de um aumento em torno de 4%, "mas o movimento, tanto nas ruas como no shopping, surpreendeu e estamos muito felizes com ele".

O Natal de Luzes, os shows na praça e a decoração natalina no centro da cidade ajudaram a atrair mais compradores de outras cidades e criaram um clima agradável para os moradores. Por ser o comércio mais completo do interior, Itabuna é centro de compras de mais de um milhão de pessoas do sul da Bahia.

As vendas em Ilhéus também foram acima do que a CDL esperava. Segundo o presidente Anselmo Clement, a previsão também girava em torno de 4%, mas ele estima que as vendas subiram mais de 10% em relação ao Natal do ano passado. "A decoração natalina, os navios chegando e os turistas ajudaram muito", observa.

Nacionalmente, o Natal registrou as vendas mais fracas dos últimos três anos segundo levantamento da Serasa Experian. Os dados dela apontam para uma redução de 1,4% em relação a 2022. Ela mede o período entre 22 e 24 de dezembro. Os dados se chocam com os da operadora de cartões Cielo.

Segundo seu Índice Cielo do Varejo Ampliado, o comércio vendeu 1,1% mais no Natal deste ano, sendo 1% no varejo físico e 2,4% no online. Rondônia cresceu 12,8%, Santa Catarina 7,4% e o Rio Grande do Sul 3,4%. Já a Bahia caiu 1,4% e o Ceará 2,6%. São Paulo, maior centro de compras, vendeu mais 0,5%.

14:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro