Congresso derruba dois vetos de Lula

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira o veto do mandatário Lula (PT) ao projeto que estabelece marco temporal para a demarcação terras indígenas. Na Câmara, 321 votaram “não” ao veto e 137 a favor. No Senado, o placar foi de 53x19 contra o veto do petista.

O projeto diz que uma terra só poderia ser demarcada se fosse comprovado que os indígenas estavam nela ou disputavam a posse dela na data da promulgação da Constituição Federal vigente, em 5 de outubro de 1988. Pela tese, quem estivesse fora da área na data ou chegasse depois não teria direito a pedir a demarcação

Entre os trechos que petista vetou na época, estão a previsão de que o processo de demarcação será público e com atos “amplamente divulgados” e divulgados para consulta online; a previsão de que qualquer cidadão pode ter acesso às informações relativas a demarcações de terras indígenas.

O que diz que informações orais citadas no processo de demarcação terão efeito de prova quando apresentadas em audiências públicas ou registradas em áudio e vídeo, com a devida transcrição; o direito das partes interessadas de receber tradução da língua indígena, por tradutor nomeado pela Funai.

Entre os trechos vetados estavam ainda os que previam a possibilidade de cultivo de produtos transgênicos e de atividade garimpeira em terras indígenas. Também foi vetado, um ponto que possibilitaria a construção de rodovias em áreas indígenas.

Mais cedo, o Congresso também derrubou o veto de Lula da Silva ao projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam no país. No Senado, foram 60 votos pela derrubada do veto e 13 a favor dele. Na Câmara, a goleada foi de 308x78.

O senador Efraim Filho (UB) criticou o veto e disse que os empresários foram surpreendidos. “São setores que já começaram a puxar o freio, suspender novos negócios ou ampliação”, disse. A derrubada “vai trazer segurança jurídica para quem empreende, paz de espírito para quem trabalha". Com Diário do Poder

17:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro