Defesa Civil atualiza danos em Itabuna

Itabuna foi atingida por 108 milímetros de chuvas na madrugada desta quarta-feira. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e do Instituto Nacional de Meteorologia. Para a secretária Sônia Fontes, as intervenções da Prefeitura evitaram alagamentos na cidade.

De acordo com a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, não há registro de deslizamento de terra nem de casas alagadas, mesmo em locais recorrentes do Centro e dos bairros. Segundo a gestora, os incidentes foram pontuais, em razão do grande volume da chuva. “É natural”, acrescentou.

Sônia Fontes associou a boa resposta da cidade ao trabalho desenvolvido em quase três meses pelas equipes da Superintendência de Serviços Públicos e do Departamento de Limpeza. "As caixas e as redes passaram por revisão completa,' afirma. A Prefeitura monitorou os impactos da chuva até a manhã desta quarta-feira.

“As ações funcionaram. Itabuna, mesmo com uma rede pluvial antiga e áreas que costumam alagar, não registrou problemas por causa da limpeza do sistema de drenagem”, concluiu Sônia Fontes. Apenas quatro chamados foram registrados na madrugada e na manhã desta qaurta pela Defesa Civil.

Não houve gravidade nos registros, mas problemas pontuais como, por exemplo, queda de árvore, deslizamento de encosta no Fátima, alagamento de escola pública no Urbis IV e na feira provisória do São Caetano, relata o diretor da Defesa Civil, Kaique Brito. "Os problemas relatados podem ser considerados normais".

Ele explicou que a queda de uma árvore no Fátima aconteceu na mesma rua onde uma encosta cedeu, sem danos materiais ou vítimas. No Urbis IV, houve alagamento na Escola Municipal Frederico Smith Lima, causado por uma calha entupida, que já foi desobstruída. O alagamento da Rua A foi causado por entupimento de bueiros.

“A situação está sob normalidade em toda a cidade depois que medidas preventivas com a limpeza de bocas de lobo, bueiros e canais de drenagem foram limpas e tiveram manutenção nos últimos 90 dias”, disse Kaique Brito. Ele informou que a Defesa Civil continua de prontidão 24 horas, atendendo no telefones 199.

19:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro