Educação infantil foi tema em Itabuna

A Secretaria de Educação de Itabuna já tem em pauta novos desafios para a Educação Infantil. Entre elas estão a efetivação da função de auxiliar de desenvolvimento infantil e a articulação e expansão das redes públicas com a oferta de matrículas em creches, além de garantir o tempo integral na pré-escola.

As metas foram debatidas durante a VIII Reunião Pedagógica, com a participação dos coordenadores da Educação Infantil. O encontro fez parte do planejamento anual e teve como principal objetivo avaliar as ações, traçar novas metas e estreitar os vínculos de parceria que resultaram na execução de ações neste ano.

A coordenadora da Educação Infantil, Silvana Carvalho, disse que o momento serviu também para agradecer o empenho dos profissionais do Departamento “que se doaram para que a Educação Infantil na rede pública tenha avançado muito. Hoje vivemos a nova realidade, há muito desejada”.

Entre os avanços, a coordenadora destaca a implantação das normas da Lei nº 11.738/2008, que regulamenta o Piso Nacional do Magistério e define sua metodologia. Além disso, houve uma requalificação das escolas e creches, a aquisição de mobiliários, brinquedos e jogos didático-pedagógicos na atual gestão.

Outro avanço importante, diz a coordenadora, é à valorização dos profissionais. Ela cita, entre outras, a formação continuada realizada desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro e o reajuste de mais de 14% com base no Piso Nacional do Magistério a todos os professores da Rede Municipal de Ensino.

Para Silvana Almeida, ações como estas ajudaram a motivar e fortalecer o trabalho dos profissionais “com resultados que se refletem na melhoria da qualidade da educação na rede municipal permitindo, no caso específico da educação infantil, que os pequenos cresçam com mais sucesso em sua vida escolar”.

Atualmente, a Educação Infantil na rede municipal conta com 2.442 crianças matriculadas em 2023, enquanto que na rede particular são outros 995 alunos matriculados.

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sao pedro