Estado anuncia ações contra a seca
Com um mês de atraso, o Governo da Bahia anunciou as providências para combater a seca que afeta mais de 160 municípios. Mas boa parte não resolve nada a curto prazo nem tem consequências práticas, como a formação de grupos de trabalho para "acelerar a elaboração de decretos de emergência".
As prefeituras serão isentadas de taxas da Embasa para abastecimento de água a partir de carros pipas. Serão distribuídas cestas básicas, mas não divulgaram quantas nem onde. O governo diz que vai "fazer um retrato de cada município, ouvindo os prefeitos que estão passando por dificuldade".
Estão previstas "iniciativas desde projetos de captação de água até a implementação de práticas sustentáveis para enfrentar longos períodos sem chuva". Também serão ampliados os polos de venda de milho de três para 15, "para que o agricultor tenha facilidade de acesso a um alimento importante".
Durante reunião com prefeitos, o governador assinou autorização para licitações visando a contratação de sistemas de abastecimento de água, com contratação de perfuração de poços e a disponibilização de ao menos um carro pipa para cada município durante três meses e a instalação imediata de 100 poços.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
