Fecomércio revela presentes favoritos

Na noite deste Natal, roupas, brinquedos e perfumes serão os presentes mais comuns nas festas dos paulistanos. É o que revela uma pesquisa com 1.031 pessoas feita pela Federação do Comércio de São Paulo (FecomercioSP). Mais de um terço (37%) pretende comprar alguma peça de vestuário para presentear familiares e amigos.

Outros 18% responderam que querem adquirir brinquedos e 15%, cosméticos. Esse resultado não é trivial, já que a maior parte dos participantes da pesquisa (23%) alegou que, de fato, também gostaria de ganhar roupas na ocasião, enquanto 11% esperam receber perfumes.

O estudo ainda mostra uma queda, na cidade, na intenção de compra para o Natal. 57% vão comprar presentes para a data, contra 60% em 2022. Filhos, mães e companheiros serão os mais presenteados. Por outro lado, agora há uma quantidade maior de gente que pretende gastar mais do que no mesmo período do ano passado.

Na visão da FecomercioSP, a inflação controlada e os juros básicos (Selic) em queda, além do mercado de trabalho aquecido, contribuem para a recomposição da renda das famílias por meio dos salários. Com isso, o consumo tende a crescer. Para o empresariado, isso se verá nas receitas.

O estudo mostra que o tíquete médio de compras em 2023 deverá ser de R$ 600, contra R$ 587 no ano passado. Tudo isso mesmo considerando que, agora, metade (53%) dos paulistanos ressalte que não usará recursos do décimo terceiro salário para comprar presentes de Natal. Em 2022, a taxa era de 43%.

A proximidade com o Natal faz a Black Friday, no fim de novembro, ser a ocasião para muitas pessoas anteciparem a compra do presente natalino. A pesquisa da FecomercioSP captou como esse fenômeno cresceu neste ano: 42% dos paulistanos usaram a data com esse objetivo. Em 2022, eram 26%.

Da mesma forma, muita gente espera pelas liquidações de janeiro, quando as lojas voltam a oferecer descontos para desovar os estoques. Quase metade (45%) aguarda pelos saldões, contra 41% em 2022 e 37%, em 2021. A FecomercioSP ouviu 1.031 pessoas entre os dias 4 e 5 de dezembro, na cidade de São Paulo.

19:22  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro