Heitor é nome mais registrado em Itabuna

Nomes curtos, bíblicos e originais, cada vez mais adotados pelos influenciadores da atualidade, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2023. Em Itabuna, Heitor segue como o nome preferido, com 36 registros neste ano, seguido por Theo, 33 nascimentos.

Nomes como Heitor, Theo, Miguel, Gael e Samuel entre os homens, e Maya, Laura, Helena, Liz e Maria Cecilia, entre as mulheres, tem crescido e já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo do ano no município. Hoje, qualquer pessoa maior de 18 anos pode mudar seu nome num cartório.

A nova legislação também possibilitou que pais de bebês, em consenso, possam alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento, assim como ampliou o rol de possibilidades de alteração de sobrenomes. Passado um ano da lei, os Cartórios da Bahia registraram 851 mudanças de nome.

“A possibilidade de alteração de nome e sobrenome resulta do processo de desjudicialização, que é um movimento para desburocratizar serviços, tornando-os mais céleres e acessíveis para a população, além de desafogar o nosso sistema Judiciário”, destacou o presidente da Arpen/BA, Carlos Magno.

Os 10 nomes mais registrados em 2023 em Itabuna para os meninos foram Heitor, Theo, Miguel, Gael, Samuel, Arthur, Levi, Pedro, Ravi e Anthony. O Top 10 de nomes para as meninas em Itabuna traz Maya, Laura, Helena, Liz, Maria Cecília, Maitê, Maria Helena, Alice, Maria Eduarda e Eloá.

23:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro