Ibicaraí enfrenta restrição de água

O calor extremo e a seca geradas pelo fenômeno El Niño em várias partes do país tem castigado também o sul da Bahia, onde pecuaristas já perderam milhares de reses por falta de água. Existe uma previsão de que essa onda vai continuar forte em dezembro e só começará a diminuir a partir do meio de janeiro.

A maior consequência desses meses de estiagem e falta de chuvas é uma nova crise hídrica em cidades como Ibicaraí, onde as represas do Luxo, Serra do Córrego Grande e Serra da Banha perderam volume e atingiram o menor nível de captação dos últimos sete anos. A distribuição de água já está prejudicada.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí, Adelino Júnior, pediu a compreensão da população e o uso racional, sem desperdícios, para que se possa economizar água em cada casa. "O momento é de economizar ao máximo". Júnior está preocupado com o nível da água das represas.

Ele afirmou que, se não chover nos próximos dias, a tendência é faltar água nas torneiras. O diretor da autarquia pede para a população "suspender a lavagem de calçadas e carros, e reaproveitaqr a água da lavagem de roupas na descarga do banheiro". Tomar banhos mais curtos também ajuda a economizar.

A boa notícia é que, segundo os sites de meteorologia, o fenômeno El Niño trará um aumento no volume de chuvas em parte do Nordeste e em especial no oeste e sul da Bahia nas próximas semanas. Enquanto essas chuvas não chegam, a única opção é economizar.

17:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro