Ilhéus decreta emergência por chuva

O prefeito Mário Alexandre decretou situação de emergência em Ilhéus, nesta quarta-feira, após a forte chuva que atingiu a cidade. Conforme a Defesa Civil, o município registrou 207 milímetros de chuva em menos de 12 horas. Isso equivale a uma média de 207 litros por metro quadrado.

O temporal alagou ruas, casas e lojas. na quarta, a Sutran interditou a ladeira da Rua Café Filho, que dá acesso ao Hospital Materno-Infantil. Houve alagamentos em vários bairros e algumas encostas tiveram queda de terra, deixando várias casas sob risco de desabamento.

O decreto autoriza a Prefeitura a dispensar licitação para fechar contratos com fornecedores de materiais e prestadores de serviço, desde que as despesas sejam ligadas ao enfrentamento da crise. Além disso, no caso das obras, elas não podem durar mais de 180 dias, contados a partir desta quarta.

A medida também permite que a gestão convoque voluntários para reforçar as ações de resposta à emergência e faça campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. Além disso, os agentes da Defesa Civil estão autorizados a adentrar em casas sem o consentimento dos proprietários, para prestar socorro ou desocupar.

Esse tipo de ação excepcional se justifica em caso de risco de vida. Segundo a Prefeitura, a tempestade deixou 93 pessoas desalojadas e vários imóveis sem condições de habitação. Com base em previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, Ilhéus pode enfrentar mais 85 milímetros de chuva até domingo, véspera do Natal.

23:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro