Ilhéus é muito castigada por temporal

Um temporal castigou Ilhéus na noite desta terça-feira. Segundo a Defesa Civil, no intervalo das oito da noite de ontem às sete da manhã de quarta, a cidade registrou 204 milímetros de chuva. Isso equivale a uma média de 204 litros por metro quadrado. O pé d’água alagou ruas e avenidas da região central e dos bairros.

Ouvido pelo Jornal das Sete (18h40), da Morena FM, o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres, disse que a previsão era de até 91 mm. Como o volume foi muito superior, o órgão teve dificuldade para transitar entre as regiões afetadas. Até o momento, não há balanço do número de pessoas que deixaram suas residências.

Na zona sul, a água invadiu casas no Nelson Costa, Hernani Sá e Nossa Senhora da Vitória. Na oeste, a parte baixa do Residencial Vilela foi completamente alagada, com água acima de um metro e meio. Já os deslizamentos de terra ocorreram no Morada do Porto, Basílio e nos altos Santa Inês e Jamaica, no bairro da Conquista.

Nos morros, o risco é maior porque a chuva não parou e o solo está encharcado, alerta Joandre Neres, que é geógrafo. O prejuízo também foi grande no Centro Comercial. O alagamento danificou mercadorias em muitas lojas da Marquês de Paranaguá. Tudo isso às vésperas do Natal, com a expectativa de aumento nas vendas.

A Defesa Civil recebeu vários chamados para remoção de árvores caídas, desobstrução de vias públicas com retroescavadeira e colocação de lonas. O trabalho é realizado com apoio do Corpo de Bombeiros. A equipe vai suar o IME como ponto de abrigo provisório para quem precisou deixar suas casas.

A Prefeitura de Ilhéus analisa editar um decreto de emergência. As ações seguem no Centro, Teotônio Vilela, Esperança, N. S. da Vitória, Alto do Coqueiro, Rua Esperanto Perolato, Avenida Soares Lopes, Rua Carneiro da Rocha e Faelba, com serviços de patrulha mecânica em duas frentes, de limpeza de canal e retirada de resíduos.

As equipes recolhem árvores caídas no Condomínio Nova Esperança, Central de Abastecimento, Avenida Lomanto Júnior, Praça J J Seabra, Nossa Senhora da Vitória e nas imediações do Terminal Rodoviário. A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos e acionem a ajuda pelo 193 dos Bombeiros.

19:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro