Infestação sobe e já preocupa Ilhéus

Mesmo com pouca chuva nesta reta final da primavera, o mosquito da dengue voltou a se reproduzir velozmente em Ilhéus. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o município registra Índice de Infestação Predial de 4,5%. Os dados acendem sinal de alerta.

O índice acima de 4% representa risco de surto de dengue e das outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, a chicungunha e o zika. “Precisamos de uma ação conjunta entre poder público e população, pois os quintais das residências são os locais mais propícios para a proliferação do mosquito," explica Roberto Reis.

Coordenador de Endemias de Ilhéus, ele defende que "é essencial que façamos a nossa parte, seguindo todas as orientações dos profissionais”. A Prefeitura informa que intensificou as ações de combate ao mosquito nos bairros, com mais visitas a residências e busca nos terrenos baldios.

As localidades mais afetadas são Alto do Coqueiro, Malhado, Teotônio Vilela, Fundão, Gamboa e Salobrinho. Segundo os agentes, os moradores devem reduzir as oportunidades de reprodução do mosquito, evitando recipientes com água acumulada, como vasos e pneus velhos.

A Secretaria de Saúde acrescenta que a população também pode ajudar recebendo os agentes de endemias, que visitam os imóveis para eliminar focos do mosquito, que muitas vezes estão em vasos de plantas, tanques e tonéis descobertos, garrafas, latas e copos jogados no quintal.

21:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro