IPVA baiano caiu 4,25% para os carros
O IPVA vai ficar em média 2,61% mais baixo em 2024 na Bahia, de acordo com a Secretaria da Fazenda. A queda é puxada pelos automóveis, que terão recuo médio de 4,25%, e pelos utilitários, cuja redução será de 5,22%. Os donos de veículos ganharam também uma nova opção de pagamento, via PIX.
O Estado manteve as possibilidades de parcelamento em cinco vezes e desconto no pagamento antecipado do IPVA à vista, em cota única. O parcelamento será feito conforme calendário anual que leva em conta o número final da placa. Quem quiser pagar até 7 de fevereiro em cota única terá 15% de desconto.
A queda média no valor do IPVA reflete a depreciação dos veículos usados. O estudo da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelos cálculos da Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, considera os preços praticados em outubro de 2023.
Conforme a tabela, a queda do IPVA será menor para as motos, que terão o imposto reduzido em 0,46%, e os ônibus e micro-ônibus, que pagarão 0,10% a menos. Apenas os caminhões terão aumento médio de 1,69% no IPVA, também como reflexo do cenário do mercado atual para estes veículos.
A nova facilidade de pagamento via PIX já foi testada com sucesso na implementação do DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para Licenciamento Integrado, lançado em novembro no portal Ba.gov.br. O DAE Integrado engloba IPVA, Licenciamento e multas. O pagamento por PIX é só para cota única.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
