Isaac: Augusto é "pior que Fernando"

O médico Isaac Nery criticou o desempenho do prefeito Augusto Castro na gestão da saúde de Itabuna. “Se o prefeito Fernando Gomes entregou Itabuna numa UTI, esse prefeito está piorando mais ainda”, afirmou o pré-candidato a prefeito pelo Republicanos em entrevista ao Conexão Morena, da Morena FM.

O programa está ouvindo todos os pre-candidatos e a vez de Isaac aconteceu nesta segunda. Ele citou o exemplo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. “Por que o Hospital de Base, segundo o presidente da Fasi, está recebendo R$ 2,6 milhões a mais e faltou, na época do Itapedro, material para dialisar paciente?”

Isaac Nery também afirmou que a secretária de Saúde do município, Lívia Mendes, "não sabe quantas pessoas acamadas existem na cidade". Segundo ele, se a gestora soubesse, não teria deixado faltar fraldas para esses pacientes, como ocorreu neste ano. O médico contou porque deixou a Prefeitura em 28 dias.

Isaac contou ao host Oziel Aragão que recebeu a promessa do então prefeito Fernando Gomes de que teria autonomia se assumisse a secretaria de Saúde. "Eu fui analisar a folha, as obras, os contratos. Nas reformas eu achei coisas absurdas" como reformas caras e fraudadas. "Ele não cumpriu. Denunciei ao MP e sai.

O pré-candidato prometeu criar uma clínica para assegurar tratamento integral às mulheres. “A mulher vai entrar no sistema e ela só sai de lá tratada”, disse. Conforme o médico, caso a unidade não tenha condição de fazer um procedimento, a paciente sairá com a intervenção agendada em um hospital.

Isaac criticou a abertura de atacados. Ele diz que o Max Mateus substituiu o Maxxi, por isso "não gerou emprego". Diz ainda que a chegada do Atacarejo no São Caetano vai "fechar vários mercados menores". Ele afirma que não permitiria que fosse instalado ali, teria que ser na periferia, como no ex-motel Carinhoso.

O candidato também critica o gasto com o centro, ignorando que ele precisa ser melhorado para que o comércio continue atraindo os consumidores de toda a região. Da mesma forma que a pessoa prefere comprar num shopping porque é melhor, ele prefere comprar em cidades com área de comércio bem urbanizado.

Isaac afirma que também pegaria o empréstimo, mas gastaria de forma diferente, aplicando a verba nos piores bairros da cidade, levando saneamento, pavimentação das ruas. Sobre a Emasa, Isaac diz que não devolveria ao estado, como Simões (PT) sugeriu. Defende buscar verbas para tocar os projetos.

Na seara partidária, o médico disse que seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro não o impede de trabalhar para atrair os votos dos eleitores identificados com os partidos de esquerda, a exemplo dos que votaram no ex-prefeito Geraldo Simões no passado. Segundo Isaac, ele convidou Pancadinha, mas não para a chapa.

"Convidei para liderar um grupo de oposição na cidade. Não para ser vice ou eu ser vice dele". Para Isaac, Pancadinha deve deixar Prefeitura de lado e continuar deputado, porque Itabuna precisa de um representante na Alba e depois até sair para federal. "A cidade não pode dispensar um deputado estadual".

Ele observa que ainda é muito cedo para definir parcerias. "Por enquanto, vou, ouço, converso. Lá na frente é que serão definidos os candidatos e alianças". Perguntado por Adreyver Lima, Isaac diz que "Itabuna tem décadas de gestores ruins". Um problema que ele aponta é o inchaço do CadSUS.

Itabuna tem cadastrados o dobro de pessoas da cidade. Ele explica que são pacientes de cidades vizinhas que pedem empresado uma conta de luz para se cadastrar na cidade. Isaac foi o nono nome ouvido pelo Conexão Morena. O próximo será Elias Fernandes, nesta quarta, às 6 horas, em 98,7hz, morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm

22:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro