Morador denuncia UBS ruim de Ilhéus

Viver na comunidade do Santo Antônio, às margens da BR-251, na zona rural de Ilhéus, é sinônimo de sofrimento. Ignorado pela Prefeitura de Ilhéus, o local teve seu posto de saúde fechado por mais de um ano, até que reabriu em 2023, mas não adiantou muito, por causa da precariedade no atendimento.

A denúncia é do presidente da Associação de Moradores do Santo Antônio, Jorge Anunciação, que procurou o Jornal das Sete, da Morena FM, pedindo ajuda. Segundo ele, o posto recebe dinheiro do Governo Federal para funcionar de segunda a sexta-feira, em dois turnos. Mas só funciona de manhã, até quinta.

"O único PSF que atende a dezenas de comunidades rurais na região encontra-se em total abandono. Dia de sexta-feira, não há atendimento, fecha as portas". O consultório odontológico está fechado desde 2022, denuncia Jorge. Outros serviços também não funcionam.

"O sistema de marcação de exames da comunidade, que recebe recursos direto do Governo Federal, encontra-se de portas fechadas, abandonado pelo governo municipal de Mário Alexandre, que abandonou a comunidade do Santo Antônio e a saúde pública daquela região inteira".

Além do Santo Antônio, o posto deveria atender às comunidades de Santa Maria, Rio do Engenho, Repartimento, Cascalheira, Areia Branca e outras. Sem o serviço de marcação, por exemplo, a população precisa deixar a zona rural e ir até o centro para marcar um simples exame. Isso quando tem transporte coletivo.

20:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro