Prefeita demite todos os comissionados

Muitos prefeitos denunciaram o corte de repasses promovido pelo mandatário Luis Inácio Lula (PT), mas agora uma prefeitura tomou medidas drásticas pela primeira vez. Através do decreto nº 445, de 19 de dezembro, a prefeita de Ibititá, Nilvinha dos Santos, fez história na administração pública baiana.

Ela demitiu, de uma vez, todos os agentes políticos, ocupantes dos cargos comissionados e de confiança. O decreto fala da “necessidade de adoção de medidas imediatas para redução de despesas com pessoal” para “reanalisar a estrutura para melhor utilizar todo o quadro de servidores”. Só 87 servidores escaparam.

Mas eles só serão mantidos no trabalho até o dia 31 de dezembro. Depois da virada, a cidade de 20 mil habitantes estará sem servidores nem serviços da Prefeitura. Segundo dados do Tribunal de Contas dos Municípios, Ibititá empregava na gestão 802 pessoas, sendo 300 em cargos comissionados.

Em setembro Nilvinha já havia demitido 100 funcionários em cargos de confiança. Segundo o portal Sertão Baiano, "a perspectiva é desesperadora - levando em conta as demandas de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Assistência Social típicas do final do ano, quando a população flutuante aumenta consideravelmente".

"Além disso, com as chuvas e o déficit de servidores na Saúde, a situação ganha dimensão dramática, devido ao impulso dos casos de dengue, Zika e chikungunya no período do verão".

19:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro