Samu-192 treina para atender surdos

Os profissionais do Samu-192 de Itabuna participarão de um treinamento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para que possam se comunicar nas emergências com pacientes surdos. O curso é do Núcleo de Educação Permanente do Samu-192 Itabuna Regional e será ministrado pela professora Neusa Souza.

Ela ensina na Faculdade Afya de Medicina e dará as aulas entre 15 e 22 deste mês, na Central de Regulação das Urgências. A coordenadora do Samu-192, Rafaela Caldas, explica que o curso abrangerá questões direcionadas ao atendimento de urgência para que a comunicação seja efetiva e assertiva.

Segundo ela, a unidade trabalha permanentemente na qualificação dos servidores em todas as áreas, desde trauma a atendimento clínico em urgência. “Capacitamos leigos em primeiros-socorros por ser um dos papeis sociais e por estarmos engajados na aplicação da Lei Lucas para a Rede de Educação”, frisou.

Ela lembra que a Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas de ensino infantil e básico em primeiros-socorros. “Quando pensamos na prestação de serviço, nos preocupamos em qualificar a equipe de forma completa".

Para reforçar a importância do Curso de Libras para profissionais do Samu-192, Rafaela diz que "uma pessoa com deficiência auditiva pode se comunicar por meio da Libras e desenvolver integralmente suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade".

19:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro