Santa Casa vai parar alegando calote

No último dia 5, o Ministério da Saúde enviou R$ 10.336.749 para o Fundo de Saúde de Itabuna. O dinheiro corresponde à parcela de dezembro da verba dos serviços da Média e Alta Complexidado. No entanto, até o momento, a Prefeitura não repassou o dinheiro deste mês aos prestadores de serviço do SUS.

Quem afirma é a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece, em entrevista ao Jornal das Sete (18h40), da Morena FM. Valdece descreve um cenário de terra arrasada. "Desde janeiro, a Prefeitura vem atrasando, atrasando, pagando aos pedaços".

"A Prefeitura nos deve, aproximadamente, R$ 12 milhões. E a gente está numa situação desesperadora". Segundo o provedor, falta dinheiro para pagar as equipes médicas e demais colaboradores. O Hospital Manoel Novaes pode fechar a porta antes do Natal, acrescenta Valdece.

No Calixto Midlej Filho, também mantido pela Santa Casa, os médicos deixaram o serviço de ortopedia por falta de pagamento. Agora, o hospital vai suspender as cirurgias cardíacas. A situação tende a se agravar, alerta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Itabuna, Raimundo Santana.

Ouvido pelo Jornal das Sete, ele informou que os funcionários da Santa Casa se reúnem em assembleia, nesta quarta, para decidir se paralisam as atividades. Segundo Raimundo, eles ainda não receberam o salário de novembro. Valdece confirma o atraso e culpa a gestão municipal. Procurada, a Prefeitura não respondeu.

17:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro