Baiano disputa melhor cacau mundial

O cacauicultor Luciano Ramos de Lima, de Ilhéus, é um dos três brasileiros na disputa pelo título do Cacao of Excellence. O vencedor será conhecido em 8 de fevereiro, em Amsterdã, na Holanda. Miriam Aparecida Federrici e Robson Brogni, do Pará, são os outros na disputa do título de melhor cacau do mundo.

Luciano tem grandes chances de vencer, pois sua amêndoa, varietal BN 34, já foi reconhecida a segunda melhor do Brasil na 4ª edição do Concurso Nacional de Qualidade de Cacau, em 2022. Esse prêmio abriu as portas para o internacional. Ele é o único representante da Bahia, estado que é sinônimo de cacau.

O baiano cultiva o fruto na Fazenda São Sebastião, seguindo os padrões de excelência que fazem de Ilhéus um polo de produção de cacau de alta qualidade. “Estou muito feliz em participar da competição Cacao of Excellence, pois é o reconhecimento de todo o meu trabalho e dedicação ao cacau".

"É uma honra representar a Bahia e Ilhéus, a cidade que me ensinou a amar o fruto de ouro”, disse o cacauicultor. O prêmio reconhece os produtores de cacau de alta qualidade. Para participar, eles enviam suas amostras de amêndoas para ser avaliadas por um comitê técnico e um júri de especialistas.

18:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro