Baronesa faz tapete verde nas praias

O cenário é o mesmo sempre que ocorrem enchentes nos rios Cachoeira e Almada. Centenas e, às vezes, milhares de ribeirinhos ficam desalojados e as praias de Ilhéus são tomadas pelas baronesas (plantas aquáticas) que descem junto com o lixo que a água “encontra” às margens de algumas cidades.

Ao passar por locais como Almadina, Coaraci, Itajuípe, Itapé, Itabuna, Ibicaraí e Floresta Azul, o rio vai levando o lixo despejado nas margens e a poluição alimenta as baronesas, multiplicando as plantas de forma rápida. Elas acabam se acumulando no centro de Itabuna, em especial na ponte Miguel Calmon.

O destino final é Ilhéus, onde as praias receberam toneladas de baronesas desde sexta-feira passada, quando a Prefeitura de Itabuna começou a cortar as plantas para liberar a ponte. Parte foi retirada em caçambas, mas a maior porção seguiu rio abaixo, desaguando na baía do Pontal.

Alheias a decisões judiciais e a chilique de vereador ilheesnse, as baronesas seguiram o curso do Rio Cachoeira e aportaram em Ilhéus no final de semana. O tapete verde cobre parte da Baía do Pontal, além das praias do Centro e da zona sul. A Prefeitura diz que a remoção começou ainda no sábado.

O serviço foi iniciado pelas praias do Cristo e da Avenida. O trabalho é tocado por dezoito servidores da Secretaria de Serviços Urbanos, com o apoio de duas máquinas pesadas. O titular de Serviços Urbanos, João Aquino, afirma que o governo não poupa esforços para diminuir os impactos.

“Intensificamos os serviços, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, declarou. Com mais de 70km de litoral, a Prefeitura de Ilhéus tem um longo trabalho a fazer. Toneladas de baronesas continuam a chegar nas praias, de norte a sul do município.

17:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro