Ceplac cederá mais área para a UFSB

A Ceplac vai entregar à Universidade Federal do Sul da Bahia mais um pedaço da sua sede regional, às margens da Rodovia Jorge Amado, em Ilhéus. O novo acordo está praticamente selado e pode tirar totalmente a UFSB de Itabuna. Ela já vem anunciando seu campus, ilegalmente, como "de Ilhéus".

A única parte que ficou em Itabuna, município que viabilizou sua criação e apoiou toda a implantação, foi o prédio da reitoria, mas a suspeita é de que ele também será transferido para o campus. Ou seja, apesar de ser responsável por sua criação, Itabuna perderá a universidade para Ilhéus.

A Lei 12.818, de 5 de junho de 2013, criava a UFSB "com sede e foro no Município de Itabuna" e os campi de Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Não existe na lei qualquer referência a um campus em Ilhéus, porém, por descaso de suas lideranças políticas, o campus foi levado para a cidade vizinha.

A sede regional da Ceplac já acolheu o Campus Jorge Amado, inaugurado em 2022, ocupando 37 hectares. A nova área a ser transferida para a universidade deve ter pouco mais de 30 hectares. A cessão de mais terreno para a UFSB é uma solução para a decadência da Ceplac, sem orçamento e com quadro reduzido.

Sua estrutura e equipamentos vêm sendo sucateadas desde o primeiro governo de Lula da Silva (PT) e teve seu ponto mais baixo ao ser rebaixado de órgão para departamento na gestão de Dilma Rousseff (PT). O último investimento foi feito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O jornalista Adreyver Lima, comentarista do programa Conexão Morena, da Morena FM, afirmou nesta segunda-feira que a transferência de parte do patrimônio da Ceplac "permite, por exemplo, a continuidade e o avanço de suas pesquisas na UFSB," aproveitando o que já foi feito ao longo de décadas.

17:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro