Depois de subir 8,5m, Cachoeira baixa

No final de semana, o Rio Cachoeira transbordou e inundou casas em Itabuna e Ilhéus. O distrito de Ferradas foi um dos locais mais afetados. Lá, o rio chegou a oito metros e meio acima do nível normal, obrigando 27 pessoas a deixar suas casas. A cheia também causou prejuízos aos comerciantes.

A enchente desalojou 23 moradores do São Roque, Rua de Palha, Vila Chiqueirinho, Bananeira, Jaçanã e Nova Itabuna. Já em Ilhéus, o único bairro afetado foi o Banco da Vitória, onde 10 pessoas ficaram desalojadas. Nas duas cidades, as vítimas receberam abrigo em escolas. Não há registro de feridos.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, equipes de saúde prestam socorro às famílias desde sábado. Elas também receberam alimentos e outros recursos básicos. A Defesa Civil informa que, nos últimos sete dias, o acumulado médio das chuvas na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira foi de 220 milímetros.

A Barragem do Rio Colônia, em Itapé, chegou a operar com a vazão dois metros acima do normal. Após a trégua da chuva, o nível do Cachoeira baixou dois metros e meio nas últimas 24h. O pior período dos últimos dias foi o sábado à noite, quando o rio alagou a BR-415 em Banco da Vitória e nos atacados.

O Rio Cachoeira também transbordou e cobriu o campo de futebol da Rua da Bananeira, além de partes ribeirinhas dos bairros Conceição, Vila Zara, Nova Itabuna e Ferradas. Segundo a Defesa Civil, 50 pessoas tiveram que deixar suas casas entre sábado e domingo, a maioria de Ferradas.

Os desabrigados foram acolhidos nas escolas municipais Brasília Baraúna, no São Roque; Creche Raimundo Jerônimo Machado, no Nova Itabuna; Leonor Pacheco, no Maria Matos; e Lourival Oliveira Soares; em Ferradas. Outra cidade muito atingida foi Coaraci, que teve o centro comercial inundado.

17:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro