Educadora de presídio recebe medalha

A professora Rute Praxedes, que comanda o Programa de Remição pela Leitura do Conjunto Penal de Itabuna, recebeu do Tribunal de Justiça da Bahia sua maior honraria, a Medalha Desembargador Adolfo Leitão Guerra, pelos resultados impressionantes obtidos com suas turmas.

A professora Rute é colaboradora da empresa Socializa, que administra o presídio de Itabuna. Ela tem sob sua responsabilidade um projeto que começou com 20 alunos e hoje atende mais de 500. O Projeto Asas da Imaginação promove a ressocialização com aprendizado aliado à redução da pena aos participantes.

Rute esteve no programa Conexão Morena, da Morena FM, nesta quarta-feira, onde contou sobre sua experiência e ressaltou a importância do projeto, onde o preso pode abater até 4 dias da pena por mês enquanto aprende. "Para quem está aqui fora, isso é pouco, mas para quem está lá dentro..."

O comentário, do host Oziel Aragão, teve como resposta da professora que "um dia que seja já é muiot importante para elem faz muita diferença". Rute conta que, apesar da quantidade de alunos que saem do presídio recuperadoe e em busca de uma nova vida, "se mudar uma única vida, tudo já valeu a pena".

A remissão pela leitura foi instalada no presídio de Itabuna em 2016. Além da redução da pena e da instrução dos apenados, outros resultados são animadores. Neste mês, foi lançado o livro "A vida em cena: encena", que reúne textos dramáticos de quinze detentos recuperados pelo projeto.

O trabalho foi fruto de uma oficina de leitura e escrita promovida pelo editor e organizador Alex Giostri, da Editora Giostri. A professora Rute Praxedes, presente no lançamento, citou os requisitos do poeta cubano José Martí para nossa existência: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.

"Eles foram cumpridos com louvor por 15 improváveis numa unidade prisional, ainda que um ou outro não tenha ainda experimentado a paternidade ou mesmo plantado uma árvore. Viva a educação!, resumiu Rute, que também assina o prefácil da obra coletiva.

18:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro