"Entrada" em Morro ficou mais cara

A Prefeitura de Cairu reajustou de R$ 30 para R$ 50 a Tarifa de "Uso do Patrimônio do Arquipélago" (Tupa), cobrada desde 2019 aos visitantes de Morro de São Paulo. A Prefeitura diz que o dinheiro "custeia serviços de restauração, manutenção e preservação do Patrimônio do Arquipélago".

Ele inclui os terminais hidroviários, monumentos históricos, praças e ruas, a Fortaleza de Tapirandu, a Fonte Grande, o Convento de Santo Antônio e o Farol do Morro de São Paulo. A verba ainda cobre serviços na APA Tinharé-Boipeba, nas piscinas naturais de Garapuá e Moreré, rios e manguezais.

O fechamento do lixão de Tinharé também aumentou as despesas de manutenção da ilha, alega a Prefeitura, que passou a custear o transporte dos resíduos para um aterro em Santo Antônio de Jesus, licenciado pelo Inema. Cerca de 7% dos valores da Tupa financiam a operação e 3% serão para apoio aos catadores.

A Prefeitura informou que o transbordo do lixo produzido em Cairu já passou de 11 mil toneladas. A tarifa não é cobrada de menores de 5 anos e maiores de 60. Ela pode ser paga através do aplicativo Tupa Cairu, pelo site tupadigital.com.br, totens de autoatendimento e PDVs na entrada do Morro de São Paulo.

20:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro