"Força digital" de políticos é revelada

Um estudo feito pelo jornalista Andreyver Lima, especialista em comunicação digital e co-apresentado do programa Conexão Morena, da Morena FM, mostra que nem sempre o político com mais seguidores gera os melhores resultados de engajamento, justamente o que pode ajudar numa campanha eleitoral.

Foram avaliados os 21 vereadores de Itabuna/BA e os principais nomes que já se apresentaram como pré-candidatos a prefeito. "Ao analisar a popularidade digital, fica claro que os números de seguidores nem sempre contam toda a história. A verdadeira influência está no engajamento, nas interações", diz Lima.

O trabalho analisou os dados somente do Instagram, porém, mesmo sem incluir os de redes como X, Facebook e YouTube, além do WhatsApp, mostram um cenário geral confiável, já que o "Insta" é a terceira plataforma mais usada no Brasil e lidera quando o assunto é engajamento.

Os dados, coletados em 30 de janeiro, foram analisados por Andreyver Lima avaliando Seguidores, Taxa de Engajamento e Índice de Qualidade do Público com base nas últimas 10 publicações no Instagram. Os vereadores com mais seguidores são Manuel Porfírio (28.300) e Erasmo Ávila (11.800).

Porém, quando se trata de engajamento (interações dos usuários com o político), onde possuem 1,05 e 2,89, eles perdem feio para Ronaldão e seus 15,36. Outros bem cotados neste quesito são Sivaldo Reis (6,94), Alex da Oficina (5,79) e Francisco (5,38). Outro vetor é a quantidade de curtidas por postagem.

Aqui a liderança é de Ávila com 305, seguido de Sivaldo com 271, Porfírio com 193, Francisco com 136 e Danilo do Nova Itabuna com 102. Os outros têm menos de 100. Entre os pré-candidatos a prefeito, o prefeito Augusto Castro lidera em curtidas com média de 2.400.

Fabrício "Pancadinha" Dias tem 1.500 e José Nilton Azevedo 1.200. Entre os pré-candidatos, o maior número de seguidores é o de Pancadinha (71.400), seguido de Augusto com 42.800. No entando, o prefeito tem uma taxa de engajamento muito maior, de 6,13 contra 2,23 do deputado.

Mas ele não é o líder nos engajamentos e sim Azevedo (18,35), apesar do número reduzido de seguidores (7.425). Enderson Guinho é o terceiro em seguidores (33.800) e tem um bom número de curtidas (689 mil) mas falha na interação com seus seguidores, com engajamento de apenas 2,29.

"À medida que avançamos para os números mais expressivos, uma questão se destaca: até que ponto a quantidade de seguidores traduz efetivamente o impacto na política? Cosme Resolve, com impressionantes 6.767 seguidores, é um verdadeiro desafio determinar se essa popularidade se converte em influência".

"Na jornada à prefeitura de Itabuna, que se desenha não apenas nas ruas, mas também nas redes, cada curtida, compartilhamento e comentário contribuem para a construção de uma narrativa política", comenta Andreyver, destacando a incógnita sobre Geraldo Simões e Isaac Nery.

"Geraldo Simões com pouco mais de 4 mil e Isaac Nery, com mais de 6 mil seguidores, enfrentam o desafio de bases numericamente menores. No entanto, suas experiências e pautas podem melhorar a qualidade das interações". Hoje o petista tem só 1,95 e Isaac 4,96 de engajamento.

"O engenheiro Chico França, com pouco mais de 1.400 seguidores, enfrenta o desafio de uma base mais pequena. No entanto, essa limitação pode ser uma oportunidade para um engajamento mais próximo e pessoal," avalia Andreyver, que pretende fazer novos estudos, incluindo outras redes sociais.

18:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro