"Gêmeos Digitais" inovam a tecnologia
Especialistas do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) estão se debruçando sobre a tecnologia dos "gêmeos digitais", que pode reduzir riscos de acidentes e obter dados exatos para a tomada de decisões nos setores industriais e de infraestrutura, além da redução de desperdício.
Usando modelagem em software, a aplicação permite criar a representação ou modelo virtual de um objeto, de processos, de sistemas e de situações do mundo real. Com os gêmeos digitais é possível monitorar com qualidade diferentes tipos de ambientes, prevenir falhas e reduzir acidentes.
Os setores de indústria e infraestrutura, que inclui saneamento, transporte, energia e telecomunicação, estão entre os mais beneficiados. Mas os centros de pesquisas que estudam mudanças climáticas e atuam na área de saúde também podem aproveitar os avenços da tecnologia.
"A tecnologia de gêmeos digitais, associada ao metaverso (que combina realidade aumentada e ambientes virtuais), viabiliza melhorias e ajustes necessários na indústria, na saúde e no planejamento urbano. Pode ser utilizada, por exemplo, para organizar distribuição de energia", diz Cristiane Agra Pimentel.
Membro sênior do IEEE e professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana, ela afirma que a inovação em engenharia pode reduzir os problemas na cadeia de abastecimento na indústria e no agronegócio, em diferentes regiões, como o Nordeste.
Cristiane destaca o amplo uso do blockchain no armazenamento e compartilhamento de informações em rede. "Algumas das tecnologias relevantes englobam a estratégia omnichannel e a IoT para aprimorar a conectividade e o tempo de entrega, e o blockchain para segurança de dados", explica.
Ela acrescenta que o mundo acompanha o crescimento das pesquisas para o uso da IA em tarefas rotineiras. E prevê que a área da saúde é uma das que mais pode ganhar com a inovação na engenharia, como, por exemplo, na prevenção de doenças, diagnósticos precoces e atendimentos eficientes.
Juan Galindo, membro do IEEE, enfatiza a aplicação de gêmeos digitais, metaverso e IoT para proporcionar melhora na qualidade de vida. No setor de transportes e mobilidade urbana são muitos os benefícios, como prevenção de desastres e redução dos gastos com manutenção.
"É possível colocar sensores para monitorar túneis, pontes e rodovias e capturar dados em tempo real. Essas informações podem ser pré-processadas no local ou enviadas via IoT a um servidor. A tecnologia está tornando estradas, pontes, ferrovias e portos seguros e eficientes".
"Para ilustrar, é possível detectar com antecedência a degradação de uma ponte ou de uma estrada e fazer as manutenções corretivas, antes que os problemas prejudiquem os usuários. A utilização da IoT nos portos permite o rastreamento em tempo real das mercadorias", completa Galindo.
Também é possível simular cenários para preparar profissionais ainda sem experiência. "Com os gêmeos digitais conseguimos antecipar erros e ter respostas em tempo real. E com a IoT o engenheiro pode analisar se um profissional está usando corretamente os equipamentos de segurança. São muitas as aplicações".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.