Giro de Esportes da MorenaFM.com

A grande polêmica do dia é o prêmio Fifa, mas a gente fala dele daqui a pouco. Antes, o torcedor do Bahia precisa saber que o clube contratou o volante Caio Alexandre por R$ 24,3 milhões, batendo o recorde do Nordeste, que já era dele pelos R$ 24,2 milhões pagos por Jean Lucas. Grupo City é outro nível de grana.

Além de Caio Alexandre, que chegou a Manchester para participar da pré-temporada, o Bahia anunciou um pré-contrato com o lateral-esquerdo Iago Burduchi, que defende o Augsburg, da Alemanha. O jogador de 26 anos só chega em julho, ficando até 2028. Iago foi revelado pelo Inter e jogava na Bundesliga desde 2019.

Na Copa São Paulo de Futebol Junior, o novato Aster eliminou o bicampeão Palmeiras, por 1x0, e está nas oitavas de final. Ontem também se classificaram Flamengo, Santos, Botafogo paulista, Coritiba, Cruzeiro, Guaratinguetá e o Ibrachina, que eliminou o Vitória nos penalties depois de empate de 1x1 no tempo normal.

E teve o prêmio Fifa The Best, o mais polêmico da história por causa da vitória, pela oitava vez, de Lionel Messi. A polêmica rola porque ele praticamente não entrou em campo no período que os eleitores deviam considerar, de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023. Foi a fase de transição do PSG para Miami.

Os jornalistas acham que a mudança de período, desde o prêmio anterior para incluir a Copa do Mundo, bagunçou a cabeça de quem vota e eles acabaram considerando o ano inteiro. A vitória de Messi foi injusta com Haaland e Mbappe, que jogaram bem mais que ele naquele período, assim como Vini Junior.

O brasileiro Ederson foi eleito o melhor goleiro, batendo Courtois e Bouno. Pepe Guardiola levou o de melhor técnico e Marta, que venceu seis vezes, foi homenageada de outra forma. Ela dá nome ao novo Prêmio Marta para o gol mais bonito do futebol feminino, o equivalente ao Puskas do masculino.

Por falar nele, o deste ano foi, de novo, para um brasileiro. O volante Guilherme Madruga levou o prêmio por um gol feito pelo Botafogo paulista, antes de ele ser contratado pelo Cuiabá. Uma coisa que chamou a atenção foi que nenhum dos finalistas, Messi, Mbappé e Haaland, apareceu na cerimônia.

Vini Junior entrou no time ideal de 2023, eleito por 28 mil jogadores. Ele tem Courtois; Ruben Dias, Stones e Walker; Bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; e o ataque com Messi, Haaland, Mbappé e Vini Junior, num inusitado esquema 3-3-4. Dani Alves foi quem mais entrou, 8 vezes, e Marcelo apareceu em seis edições.

Fracassada em futebol, a seleção brasileira também levou um prêmio, o de Fair Play, pelo jogo contra a Guiné em junho de 2023. Naquele dia, a equipe jogou com uniforme todo preto, pela primeira vez na história, como protesto contra o racismo, depois de episódios contra Vini Junior na Espanha, dias antes da partida.

Por falar em seleção, a olímpica já tem um time definido para a estreia no Torneio Pré Olímpico, contra a Bolivia, no dia 23. O treinador Ramon Menezes vai usar John Kennedy e Endrick como dupla de ataque e Andrey, que já foi campeão sub-15 e sub-20, como capitão. Depois pega Colômbia, Equador e Venezuela.

Numa semana cheia de jogos pelas Copas de cada país europeu, só a Série A da Itália tem jogos normais. Ontem a Atalanta goleou o Frosinone por 5x0, incluindo gol do brasileiro Éderson, e subiu para o quinto lugar. Hoje tem a vice-líder Juventus tentando se aproximar da líder Inter de Milão pegando o Sassuolo.

Os times se preparam para os estaduais e o Botafogo, que conseguiu perder a Série A depois de 33 rodadas com ela na mão, deve usar a mesma formação que terminou o Brasileiro reagindo. O técnico Tiago Nunes vem treinando com o esquema de três zagueiros e vai usar ele na estreia contra o Madureira, nesta quarta.

No tabuleiro da bola, o Flamengo renovou o contrato do meia Victor Hugo até 2029, o Internacional acertou a compra do volante Rômulo, fechando contrato até dezembro de 2027. E o São Paulo oficializou um novo reforço para a equipe, pegando emprestado Gabriel Neves, jogador do Independiente, da Argentina.

Depois de Vitor Roque e Endrick, os gigantes espanhois estão de olho em outra revelação brasileira. Real Madrid e Barcelona observam o atacante de 17 anos Kauã Elias, do Fluminense. Ele começou a despertar a cobiça dos times europeus no ano passado, na Copa do Mundo Sub-17, quando fez quatro gols.

A Roma anunciou nesta terça a demissão do técnico José Mourinho, que estava no clube desde 2021, mas não conseguiu fazer uma boa campanha neste ano, deixando o time no nôno lugar. Ele rejeitou propostas de Al-Hilal e Al-Ahli no ano passado, e deve ficar na Europa. O novo treinador é o ex-jogador Daniele de Rossi.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que voce ouve de segunda a sexta, às 18h40, na Morena FM, de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em 98,7hz, em www.morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm

11:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro