Ilhéus vira uma lagoa após tempestade

Todo ano a Prefeitura de Ilhéus garante que acabaram os problemas de alagamentos no centro e que os bueiros são mantidos sempre limpos. E sempre é desmentida pela primeira tempestade, como aconteceu nesta segunda-feira. Foram 186 milímetros de chuva em Ilhéus na madrugada e na manhã desta terça.

O resultado foi uma Avenida Soares Lopes transformada em rio, assim como dezenas de ruas e avenidas espalhadas pela cidade. A Lomanto Junior, no Pontal, foi ocupada pelo mar e não havia separação entre os dois. O mar chegou nas casas da avenida, como mostram vários vídeos na internet.

No Alto do Amparo, a terra voltou a deslizar na encosta onde a Prefeitura tenta construir uma contenção. Moradores da Rua São José, que fica embaixo da encosta, tiveram que deixar suas casas. O telhado da UPA da Avenida Esperança também não resistiu ao temporal.

Uma sala da unidade de pronto-atendimento foi tomada pela água. Segundo a Prefeitura de Ilhéus, apesar do estrago, a UPA está em funcionamento. Os efeitos da tempestade também fizeram com que a Secretaria Municipal de Turismo cancelasse o receptivo dos turistas que desembarcariam hoje no Porto do Malhado.

Nenhum lugar escapou, mostrando que os buerios e bocas de lobo continuam entupidos por falta de manutenção. A comparação com Itabuna, onde houve raros alagamentos pontuais, é inevitável. Ilhéus sofreu no centro, Cidade Nova, Nelson Costa, Hernani Sá, Malhado e Nossa Senhora da Vitória.

Várias avenidas se transformaram em rios caudalosos, como a Soares Lopes, Princesa Isabel, Lomanto Júnior, Itabuna, Milton Santos e Lindolfo Collor. Uma árvore caiu perto do Condomínio Mar e Sol, na zona norte, e outras bloquearam a Rodovia Jorge Amado perto da Uesc e no Banco da Vitória.

13:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro