Itabuna faz balanço positivo da chuva

O chefe dos Serviços Públicos de Itabuna, Francisco Lino Filho, fez um balanço positivo da cidade depois dos temporais dos últimos dias. Durante participação no programa Conexão Morena, da Morena FM, nesta quinta, ele destacou que não houve problemas com os canais de macrodrenagem nem com bueiros.

"Houve um alagamento na Avenida do Cinquentenário porque caiu um volume muito alto de chuva num curto espaço de tempo. Não foi problema de bueiro entupido, porque temos feito a limpeza o tempo todo, numa programação que começou em 2021 e é diária. Foi não conseguir dar vazão".

"Tanto que, depois de cinco minutos, já estava tudo seco", afirmou Lino Filho. "O volume de água no local sobe por causa dessa chuva intensa em pouco tempo, mas logo a água é escoada". Já quando a chuva se estende por mais tempo, diluindo o volume num periodo maior, não se registra alagamentos no local.

Lino Filho lembrou que a rede de drenagem do centro foi instalada pelo prefeito Alcântara nos anos 60 e só Ubaldo Dantas, nos 80, mexeu com o sistema. As manilhas não dão conta da vazão e precisam ser trocadas. "Já está sendo feito um estudo. A troca tem um valor muito elevado, mas precisa ser feita".

Um problema específico foi abordado pelo host Oziel Aragão, o da parte baixa da Praça Adami, onde uma faixa de pedestre elevada represa a água na entrada da rua Benigno de Azevedo, porque ela foi feita sem espaço entre as duas calçadas. Lino Filho prevê a construção de uma calha nas laterais para dar vazão.

Apesar da ausência de alagamentos, a chuva forte trouxe outros prejuízos. Três árvores caíram: perto da Câmara, ao lado da Prefeitura e na avenida JS Pinheiro. O show Essa Gente Grapiúna, que seria neste sábado, foi adiado para 24 de fevereiro, já que ocuparia a área aberta do Centro de Cultura Adonias Filho.

Como virou rotina, o temporal causou várias quedas de energia na região e um apagão nas áreas onde ficam a Estação de Captação de Água de Rio do Braço, em Ilhéus, e a Estação Elevatória de Água Bruta, na Vila de Mutuns, em Itabuna. Com isso, o abastecimento da Emasa foi prejudicado.

16:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro