Itacaré tem show usando energia solar

Itacaré vai viver um evento diferenciado. Tem música, mas não é um show normal. O palco do Música na Árvore é movido a energia solar, uma inovação nacional. O projeto leva shows gratuitos para a cidade no dia 27, dentro da comemoração pelo aniversário de Itacaré, que completa 292 anos no dia 26.

O show terá atrações locais, como DJ Caipiçara, Banda Putorkestra! e DJ Wez Malora, além da banda No Stress, comandada pelo músico mineiro João Vianna. A proposta, de promover cultura de forma sustentável, já percorreu várias cidades do Brasil e em três países da Europa.

As apresentações, gratuitas, acontecem na Praça São Miguel, a partir das 16 horas. O produtor André Trindade explica como funciona o palco. "A energia é obtida através de um carro que funciona como uma estação solar, equipado com placas solares e um sistema avançado de armazenamento".

“É um projeto musical pioneiro, que usa a energia solar como fonte para alimentar o sistema elétrico dos shows, contribuindo para a transição energética", explica. Trindade, um dos idealizadores do projeto, diz que “é muito gratificante realizar um evento cultural alinhado com as melhores práticas sustentáveis”.

O projeto já teve edições em Brasília, Belo Horizonte, Itaúna, Teixeiras e Viçosa, além de Inglaterra, Portugal e Suíça. Por seu pioneirismo com a energia, o Música na Árvore – Solar foi premiado pelo Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia em 2022. Mas ele não se limita aos shows.

Dentro do evento acontece a Oficina de Instrumentos Musicais, Rotina de Estudos para Instrumentos de Sopro, ministrada por João Vianna, que tem trajetória de destaque na música instrumental, acompanhando nomes como Lulu Santos, Skank, Pepeu Gomes e 14 Bis.

A oficina acontece dia 27, às 10 horas, no Núcleo Pedagógico de Música. Ela é gratuita, com acesso por ordem de chegada. Durante quatro horas, a oficina vai abordar aquecimento e exercícios de resistência, afinação, escalas e arpejos, técnicas de equilíbrio das notas e tocar em naipe, entre outros temas.

A primeira atração, o DJ Caipiçara, usa a batida eletrônica como base para releituras de ritmos dançantes como o forró, o xote, o samba de coco e o afrobeat. Em seguida, sobe ao palco a Putorkestra! - um quarteto de amigos que traz repertório de jazz e música brasileira em formato instrumental.

A atração seguinte, a Band No Stress, tem sua semente nos shows feitos por João Viana durante a pandemia de Covid-19, quando se apresentava ao trompete em Belo Horizonte para famílias em isolamento social. Para a etapa Itacaré do Projeto Música na Árvore, ele convidou artistas locais.

A banda terá Everaldo Passarinho na guitarra, Alexandre Chaves no teclado e sax, Tici Belmonte fazendo a percussão, Márcio Bass no baixo e seu companheiro do Projeto Música na Árvore, Robinho Batera. Uma seleção de sucessos da MPB e pop rock fazem parte do repertório.

Quem fecha é DJ Wez Malora, de Itacaré, que já se apresentou em vários palcos do Brasil e do mundo. Pesquisador de ritmos, ele se autodefine como músico mundial. O Projeto Música na Árvore tem apoio da Prefeitura, Associação dos Profissionais da Música de Itacaré, GSL Metalúrgica, UAUIngleza e WLM Scania.

13:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro