Lixões ilegais persistem em Itabuna

O Departamento de Limpeza Pública de Itabuna continua tendo muito trabalho para combater os lixões irregulares montados por moradores nos bairros. Nesta terça, ela retirou uma montanha de lixo da rua São Sebastião, no bairro de Fátima, que liga a Av. Juracy Magalhães à Rua Felícia de Novaes e à ponte nova.

Os trabalhadores concentraram seus esforços na remoção dos dejetos orgânicos, animais mortos e móveis e utensílios domésticos descartados no local. “Este é um dos pontos viciados como depósito irregular de lixo e entulhos”, afirma o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini.

“É preciso que moradores e comerciantes desta área do Fátima cooperem com os esforços da Prefeitura, principalmente pela ameaça de os dejetos e entulhos serem carreados para o trecho final do Córrego Água Branca, com a contaminação deste corpo d’água e do Rio Cachoeira”, apelou.

A Prefeitura tem feito um intenso trabalho junto com os educadores ambientais para conter a proliferação de lixo e entulhos na cidade. Há três anos eram 146 pontos de viciados de lixo e entulho. Hoje ainda restam 44, por causa da ação recorrente das pessoas. “Todos deveriam cooperar”,diz Pellegrini.

“As pessoas podem exercer sua cidadania fiscalizando e advertindo quem descarta o lixo em local inapropriado”, acrescentou, lembrando que no Bairro de Fátima a coleta domiciliar diária, entre segunda-feira e sábado, é executada por caminhões compactadores.

Os agentes ambientais alertam que ao depositar inadequadamente o lixo em áreas baldias, margens de ruas, avenidas ou rodovias, se favorece aparecimento de ratos, cobras, escorpiões e risco de doenças como dengue, leptospirose, malária, cólera, febre tifóide, dentre outras.

14:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro