Megafederação afeta eleição sulbaiana

Os caciques nacionais do PP, União Brasil e Republicanos negociam a criação de uma federação partidária. Se concretizado, o acordo formará um bloco com 151 deputados federais e 17 senadores. Além do poder no Congresso, o consórcio teria repercussões nas eleições municipais deste ano, como em Itabuna e Ilhéus.

Na Terra da Gabriela, a federação poderia aproximar o PP do ex-prefeito Jabes Ribeiro ao União Brasil do empresário Valderico Junior. Ambos são pré-candidatos a prefeito e aparecem bem nas pesquisas de opinião. Em Ilhéus, o Republicanos é comandado pelo vereador Ivo Evangelista, aliado do prefeito Marão.

Já em Itabuna, o União Brasil é do vice-prefeito Enderson Guinho, enquanto o Republicanos é a legenda do médico Isaac Nery. Os dois também são pré-candidatos ao comando da Prefeitura e até já conversaram sobre as eleições, mas a negociação de uma parceria, segundo o Jornal das Sete, da Morena FM, não avançou.

Caso seja mesmo criada, a federação também vai desafiar a escolha das chapas proporcionais. Ela limitaria o número de candidatos a vereador de cada um dos três partidos, que só poderiam disputar as cadeiras da Câmara em bloco. O resultado pode ser um êxodo de candidatos para outras siglas.

17:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro