MPF acusa Lula de abandonar índios

O Governo de Lula da Silva (PT) foi acusado pela Procuradoria da República no Amazonas e pelos indígenas locais de não agir para prevenir a violência e o abandono sofrido pelos indígenas madihas kulinas, situados no sudoeste da Amazônia, apesar da formação do grupo pelo Ministério dos Povos Indígenas.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), estão aumentando os relatos de mortes violentas e suicídios entre os madihas kulinas. O MPF enviou o relato a membros do MPI, ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, à Casa Civil da Presidência e à presidente da Funai.

“As notícias de mortes violentas, suicídios e afins entre os madihas continuam a se multiplicar, inclusive entre menores de idade, sem a efetiva e urgente resposta do poder público ao tema”, cita o ofício assinado pelo procurador Fernando Merloto Soave.

Soave exigiu detalhes sobre as ações efetivas implementadas pelo governo federal, que deveriam ser fornecidas dentro de um período de 15 dias. A nota do Ministério dos Povos Indígenas afirmou que tem "havido diálogo" com as organizações, além de "resposta" às demandas e articulações institucionais.

16:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro