Obra abandonada ganha "aniversário"

Muitas vezes os moradores de um bairro esperam por anos para ter sua rua pavimentada. Mas em Ilhéus, a situação é pior. A rua São Francisco, importante por ser o principal acesso ao bairro da Conquista, continua sem condições de tráfego e com esgoto a céu aberto, invadindo as casas e prejudicando os moradores.

A diferença é que a rua era pavimentada, mas a falta de manutenção fez com que se tornasse intransitável. O prefeito Mário Alexandre levou dois anos enrolando para cumprir a promessa feita na campanha de reeleição e só começou a obra em 2022. Porém, depois das eleições para governador, abandonou.

Em março do ano passado, a Prefeitura divulgada, entre as obras em andamento, a "pavimentação da Rua São Francisco - execução de meio-fio e sarjeta com extrusora, remoção de paralelepípedo, instalação de laje superior do poço de visita e de tampão do poço de visita". Mas a obra já estava parada.

Ela faz parte de um convênio de R$ 4,5 milhões feito com o governo estadual para asfaltar várias ruas próximas ao hospital Materno-Infantil, incluindo a São Francisco. No dia 16 de janeiro deste ano a Prefeitura soltou matéria onde dizia que estava fazendo a terraplanagem da rua. Não estava.

No sábado, os moradores resolveram chamar a atenção da mídia fazendo uma "festa de aniversário" da obra abandonada, com direito a bolo e faixa pedindo socorro. "Na rua já não circulam carros, não entram ambulâncias do Samu, não chega carro do gás, coleta de lixo nem os Correios. Vibemos um pesadelo".

O desabafo foi feito ao blog Agravo, que registrou a cobrança do vereador Augustão, convidado para o "aniversário". Ele criticou o desrespeito do prefeito com a comunidade e desconfia que veio dinheiro do Governo Federal, mas ele foi usado em outras coisas. A obra é tocada em parceria com o estado.

“Há um ano que estamos vivendo nesse transtorno, sem ter o direito de ir e vir. Às vezes o pessoal da Prefeitura chega aqui, faz uma enganação dizendo que vai fazer a obra, mas depois some. Por isso é que tomamos a iniciativa de fazer o aniversário de um ano de abandono”, dizem os moradores.

14:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro